

Yoshinori Fugita
Diretor de Fotografia e Editor
Cineasta sem tripé e homem-orquestra, Yoshinori Fugita trabalha intimamente com artes marciais, espiritualidade e preservação da memória.
Estudou Licenciatura em Artes Audiovisuais na Universidade Nacional das Artes (UNA) em Buenos Aires, Argentina. Especializado em Iluminação e Câmera, foi diretor de fotografia nos longa-metragens “Canção para Deoclécio” (Brasil, 2024) e "Aluvión" (Argentina, 2022). Filmou dezenas de projetos independentes entre 2014 e 2020. Trabalhou no Instituto Vishva Vidya de Vedanta Yoga, onde realizou a edição do documentário Expedição Vedanta: Ilhas Maurício; e a produção integral de outro, Expedição Vedanta: Amazônia. Em 2018 produziu o curta-metragem experimental [YO] DESEO com uma câmera artesanal de grande formato, recebendo menção especial do júri no 2º Festival Internacional de Cinema de Almirante Brown.
Estudou Audiovisual durante 7 anos em Buenos Aires especializando-se em Direção de Fotografia na Universidad Nacional de las Artes (UNA).
Possui um amplo repertório em produções audiovisuais como diretor de fotografia, cinegrafista, gaffer e elétrico. Desde 2019 trabalha também com edição e color grading. Entusiasta de óticas e câmeras clássicas.
Abaixo você encontra exemplos de trabalhos anteriores
Entre 2021 e 2023 trabalhou como diretor de departamento audiovisual do Instituto Vishva Vidya. Entre suas realizações, destacam-se:
- Eventos ao-vivo via streaming com várias câmeras;
- Produção audiovisual de eventos públicos com até 2500 pessoas por dia. Direção de telões LED, streaming de múltiplas câmeras, iluminação e criação de vídeo do evento;
- Desenvolvimento de sistemas de video-aula ao-vivo em videowall;
- Direção integral de um documentário (60 min) na amazônia acreana;
- Montagem e colorização de documentário nas Ilhas Maurício (76 min).
Em 2022 estreiou "Aluvión" no Cine Gaumont de Buenos Aires, filme argentino no qual participou como diretor de fotografia e operador de câmera.
Em 2019 concluiu o projeto "Sueños de caja de cartón", no qual fabricou artesanalmente uma câmera de grande formato para a realização de um curta-metragem. O projeto recebeu críticas positivas e foi convidado pelo "Grupo Libélula" de San Miguel de Tucumán para um evento público no "Ente Cultural de Tucumán".