

Dramaturgias Latinoamericanas
Pontes entre o Teatro Latinoamericano
Dramaturgias Latinoamericanas é um projeto pessoal da dramaturga Carol Pitzer que tem como principal objetivo integrar as dramaturgias contemporâneas da América Latina, especialmente entre os países que escrevem e falam espanhol e o Brasil.
Nosso país tem pouquíssimo acesso às dramaturgias produzidas pelos países vizinhos, que apenas chegam aqui através de escassas traduções publicadas ou de montagens assistidas pelos poucos privilegiados que vivem nas grandes cidades visitadas por grupos de outros países em festivais de teatro.
A recíproca é verdadeira quanto ao acesso de textos brasileiros contemporâneos traduzidos para o espanhol. A barreira do idioma é real.

A Centelha
A partir de seu interesse pela temática e poética dos países vizinhos, Pitzer começou uma pequena coleção de peças contemporâneas (traduzidas ou não para o português) com o objetivo de apresentá-las ao público interessado em nosso país.
Carol tem a América Latina em foco desde sua graduação em cinema, quando escreveu sobre ditaduras latino-americanas a partir do olhar infantil. Foi após um congresso de mulheres dramaturgas no Chile em 2018 que começou a colecionar dramaturgia latino-americana contemporânea escrita em espanhol e a traduzir livremente alguns textos para o português. Em 2022 foi se especializar em dramaturgia em Buenos Aires e ampliou sua coleção e sua rede de contatos latino-americanos.

Intercâmbio
A dramaturga também tem articulado como outros autores brasileiros em busca de peças contemporâneas de nosso país traduzidas para o espanhol, de maneira a transformar esse trânsito em uma via de mão-dupla, e já possui um pequeno acervo particular dessas obras (poucas delas publicadas, infelizmente)
Frentes de Atuação do Projeto
O projeto Dramaturgias Latinoamericanas atua em diversas frentes para promover este intercâmbio cultural:
Grupo de Estudos de Dramaturgia Latino-americana
Ativo e aberto para novos integrantes em 2023, o grupo promoveu encontros online com leituras e debates focados em textos de dramaturgas contemporâneas.
Mostra “Drama de Mulheres na América Latina”
Com sua primeira edição realizada em Petrópolis (2024), a mostra realizou leituras de textos de autoras de três países diferentes. O objetivo foi conscientizar o público sobre a semelhança das questões enfrentadas pelas mulheres em todo o continente.
Projeto Frontera Efemera (Publicações Bilíngues)
Fruto da parceria com a editora efêmera, de São Paulo. A iniciativa resultou na publicação bilíngue (PT-ES) de duas peças brasileiras (lançadas na Argentina) e uma peça argentina (lançada no Brasil).
Série de Leituras no YouTube
Produção de conteúdo audiovisual com leituras de dramaturgias brasileiras traduzidas para o espanhol e vice-versa. Cada episódio é acompanhado de uma apresentação detalhada sobre o trabalho dos autores e autoras lidos.
“Es una labor completamente independiente que hago para compartir un poco de lo que pude conocer de la dramaturgia de otros países latinoamericanos y que raramente llega a Brasil. Me interesa pensar en alianzas para que lleguen más lejos”
Carol Pitzer
