ROCIO
Carol Pitzer
Carol Pitzer é dramaturga, dramaturgista e arte-educadora. Bacharel em cinema e pós-graduada em artes cênicas, formou-se em dramaturgia pela SP Escola de Teatro e foi integrante da 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Em 2022, cursou a especialização em dramaturgia na Universidad Nacional de las Artes (UNA), em Buenos Aires. Foi artista docente na SP Escola de Teatro, arte-educadora da ONG ECOA - Teatro Social (RJ), além de ministrar oficinas de dramaturgia para o Instituto Autos Pagano em 2021. É autora das peças Enquanto ela dormia, Nomes difíceis para Objetos Inúteis, Concórdia, Marlene, entre outras. Foi dramaturgista do espetáculo musical “Happy Days - O futuro vem antes”, com direção de Fabiano Nunes e dramaturgia de Guto Greco e do projeto “Titus - o rosto da guerra” baseado na Tiitus Andronicus, de William Shakespeare, e dirigido por Marcia Nemer.
Sua carreira como dramaturga profissional começa quando seu texto Enquanto ela dormia é selecionado para montagem e estreia no Centro Cultural FIESP em agosto de 2017, com direção de Eliana Monteiro. Seu texto Nomes difíceis para objetos inúteis foi publicado em 2019 e estreiou em janeiro do mesmo ano sob o título [ABSURDAS] no Teatro Sérgio Cardoso. Participou do Festival Satyrianas em 2016 e 2017 com as cenas curtas Sinóptico e As doces palavras de Karin Thimm - ambas com direção de Camila Mesquita e em 2018 apresentou no Drama Mix a cena curta Phobos & Deimos, sob direção de Paulo Arcuri. Em 2019 escreve "Concórdia", peça infanto-juvenil dirigida por Vicente Latorre. Em 2020 foi a única representante brasileira da mostra online de dramaturgia Drama desde la cama, organizada no Chile durante a pandemia de COVID-19, onde a cena curta Las dulces palabras de Karin Thimm teve leitura dramatizada.
Participou ainda da 64ª edição do Terça em Cena com a peça curta "O som de antes", sob direção de Vanessa Bruno. Participou dos podcasts Audiodrama e Spoilando a peça, publicou o ensaio "Dramaturgia e Utopia" na primeira edição da Revista Molotov Não é Bailinho e ministrou a live "Dramaturgias para tempos de caos" no projeto #culturaemcasa. Em 2021 adapta sua peça “Marlene” para o formato online. Em 2022 inicia a especialização em dramaturgia em Buenos Aires, além de lançar o projeto Frontera Efêmera, junto a editora efêmera, onde peças de teatro de autores contemporâneos são publicadas em versão bilingue (PT - ES) para disponibilização em toda a América Latina.